quarta-feira, 9 de julho de 2014

Pátria Amada, Brasil


Brasil, hoje o assunto é você. Tenho escutado tantas coisas. Tenho visto tantas outras. Antes, eu me revoltava, hoje,  fico triste. Fico assim pois é triste ver um país tão bonito com uma população tão perdida politicamente. Vejo pessoas atirando para todos os lados e errando os alvos, aliás elas nem sabem quem são eles. Fico assim de ver todos seus problemas creditados na conta do presidente,do técnico, ou de um jogador, porque sempre temos que ter um culpado e esse culpado nunca somos nós, é sempre o outro. Nós achamos que entendemos de todos os assuntos e falamos com propriedade sobre eles. Temos na ponta da língua qual seria a escalação perfeita da seleção de futebol, sabemos o que é necessário para o Brasil melhorar socialmente. Sabemos todas as respostas e mesmo assim nada muda, engraçado?

Eu vi pessoas cantarem que são brasileiras com muito orgulho e muito amor até a seleção brasileira de futebol perder de sete à um pra Alemanha e quando isso aconteceu queimaram a bandeira do Brasil, perder assim é humilhação demais, segundo elas. Elas se sentiram no direito. Eu vi as pessoas mudarem de opinião em uma velocidade absurda sem o mínimo de análise necessária para tal ação. Eu vi pessoas se sentirem superiores por não sofrer com a eliminação da seleção no mundial. Eu vi pessoas que odeiam a corrupção na política desejando a compra do mundial para que não passássemos a dor da eliminação. Brasil, eu acho que você tem sido muito mal tratado por todos nós e, consequentemente, você acaba cuidando mal da gente também. Temos muitos problemas. Sofremos todos os dias com educação, saúde e segurança, principalmente. E hoje, também estamos sofrendo com o esporte que costumávamos ser os melhores. Mas, sabe Brasil, eu sinto muito orgulho e muito amor por você e não é um amor condicionado à alguma coisa. Talvez, eu, apesar de tudo, guarde a inocência de olhar o lado positivo das coisas. Eu gosto do seu futebol, da sua gente e da sua natureza. És belo, és forte, um impávido colosso, pra mim. Eu quero parar de apenas expor os problemas e me envolver na solução deles. Eu quero nosso Hexa campeonato que foi adiado. Eu quero te ver campeão também fora do campo. Caetano disse que quando a gente gosta, a gente cuida. Eu quero cuidar melhor de você Brasil, porque gostar...eu gosto demais!

2 comentários:

  1. Texto Maravilhoso que expressa realmente o que estamos passando e como estamos nos comportando neste momento tão crítico pro país e pro futebol!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Lidiane! Só quando cada um de nós, nos pequenos gestos, tivermos atitudes honrosas e verdadeiras, poderemos pensar em ter um BRASIL melhor! É só começar....

    ResponderExcluir