segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Saudade é melhor do que caminhar vazio

Essa semana eu tive uma perda na minha família, minha bisavó, que já estava lá com seus oitenta e tantos anos, faleceu. E foi quando eu comecei a pensar sobre o quão difícil é perder alguém, não só por motivo de falecimento, mas também perder de vista, não ter mais por perto. Decidi procurar o verdadeiro significado da palavra saudade. Acabei por descobrir que recentemente, uma pesquisa apontou a palavra como a sétima de mais difícil tradução. E realmente, saudade pode significar um mundo de sentimentos expresso em uma só palavra. Pode ser saudades de alguém que tenha perdido, de alguém que está ausente na sua vida, de alguma situação vivida, de lugares já visitados... Tem razão esta palavrinha estar entre as sete mais difíceis de serem traduzidas.
Só se tem saudade do que é bom, já dizia uma música linda que eu não me recordo de quem é. Quantas pessoas passaram por você, foram embora e deixaram saudade? No meu caso, foram muitas.
Às vezes, andando por aí, me deparo com alguém que já tenha feito parte da minha rotina, mas que finge não me ver, ou disfarça o olhar pra evitar os cumprimentos, não por questão de briga ou rancor, mas por fazer tanto tempo que não nos falamos que não nos sentimos mais à vontade na presença um do outro.
Quando a pessoa já foi sua amiga chega a doer ainda mais. Tantas coisas que vocês vivenciaram juntos, tantos segredos compartilhados, ficou tudo no passado, hoje já não os fazem sentir pertencentes da vida um do outro.
Mesmo que tentemos retomar algumas amizades, nunca mais será a mesma coisa. Talvez seja até melhor ficar com as lembranças, pois elas nos trazem sorrisos inesperados e satisfatórios, de uma época que não volta, mas que jamais será esquecida...

Um comentário: